“Dificuldade em ler frases simples, se atrapalhar com os sons ou
significados das palavras. Em turmas numerosas, muitos professores talvez
não consigam identificar que situações como essas podem ser muito mais do que
um mero desnivelamento entre alunos, mas algumas das características da
dislexia. Considerada um distúrbio e não uma doença, a dislexia é um transtorno
manifestado na aprendizagem da leitura e escrita dos estudantes. Por ser
invisível a muitos educadores, a UFMG/Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o Instituto ABCD lançaram uma plataforma de formação online gratuita para professores. O ambiente virtual vai oferecer desde
conteúdos básicos sobre o tema, formas de identificar o distúrbio e de adquirir
técnicas para ensinar leitura, soletração e escrita até apontar como melhorar o
ambiente escolar, fazendo com que os estudantes lidem com suas dificuldades
específicas em concentração, memória e organização.
O curso foi desenvolvido a partir da versão criada originalmente pela Dyslexia Internacional e autorizado pelo Ministério de
Educação Superior, da Pesquisa Científica e das Relações Internacionais da
comunidade francófona belga. O material foi financiado pela Unesco e lançado em
quatro de suas seis línguas oficiais: árabe, chinês, inglês, francês, russo e
espanhol.
No Brasil, o conteúdo direcionado ao treinamento dos professores foi
trazido pela UFMG, que, em parceria com o Instituto ABCD, adaptou-o para a
língua portuguesa e lançou a plataforma. Os conteúdos podem ser
acessados no link http://dislexiabrasil.com.br ”
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