sexta-feira, 21 de junho de 2013

Biblioteca de Timóteo/MG recebe exposição sobre Drummond.

"Os leitores e alunos de Timóteo terão a oportunidade de conhecerem a mostra “Drummond, testemunho da experiência humana”, que integra o Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil. Em Timóteo, a exposição é promovida em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude (SMECLJ), e acontece de 24 a 28 de junho, na Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond, no horário de 7 às 19h.

Solenidade de abertura: 25/06/2013,  às 10 horas. 
Na ocasião, a Fundação Banco do Brasil fará a entrega de um kit contendo  três almanaques históricos e um videodocumentário sobre Carlos Drummond de Andrade.

“Drummond, testemunho da experiência humana” trata-se de exposição itinerante que conta com 16 painéis sobre o escritor, poeta e cronista nascido em Itabira - MG. O projeto vai percorrer cerca de 800 municípios brasileiros. Nos locais, onde já passou foi sucesso de público e crítica.

TEMAS COTIDIANOS
A obra de Carlos Drummond de Andrade fala do presente e do passado, e fixa a memória, “patrimonializando” a vida. “Testemunha sobre os fatos e coisas do presente, escrevendo com elegância e leveza sobre temas cotidianos: cinema, esporte, música, personalidades da época, acontecimentos históricos brasileiros e mundiais. Mas, ao fazer isso, revela a verdade profunda de sua poesia”, destacam os organizadores da mostra.

Homenageado em samba-enredo pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira e imortalizado em forma de estátua na praia de Copacabana, continua ali sua missão de grande observador do cotidiano. Curiosamente, o município de Timóteo também homenageou o escritor com uma estátua, que encontra-se na entrada da Biblioteca Municipal.

PROJETO
O Projeto Memória é uma tecnologia social de educação que pretende difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para a transformação social, a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país.  O objetivo da tecnologia social em educação é alcançar professores, alunos da rede pública de ensino, historiadores e formadores de opinião, além do público em geral.

Em edições anteriores já foram homenageados o poeta Castro Alves (1997), o escritor Monteiro Lobato (1998), o jurista Rui Barbosa (1999), o navegante Pedro Álvares Cabral (2000), o ex-presidente Juscelino Kubitschek (2002), o sanitarista Oswaldo Cruz (2003), o sociólogo Josué de Castro (2004), o educador Paulo Freire (2005), a feminista Nísia Floresta (2006), o líder da Revolta da Chibata João Cândido (2008) e o Marechal Cândido Rondon (2009). "
  




2 comentários:

  1. Respostas
    1. O espaço foi criado para atender a uma tarefa do curso de Especialização de Mídias na Educação da UFOP/MG/2010. Ficou muito tempo desativa.
      Para cumprir uma tarefa do curso de Blogs: Instrumentos de Aprendizagem da UFSJ/MG/2013, estou reativando o espaço para divulgar informações relacionadas à importância da formação continuada para a construção de conhecimentos midiáticos e da renovação da prática pedagógica.
      Espero que ele possa oferecer a você e a todos os usuários informações boas e importantes.
      Agradecida pela visita!

      Excluir

Seu comentário será publicada após análise do responsável pelo blog.