segunda-feira, 10 de junho de 2013

Livros grátis são disponibilizados pelo Senado Federal.

"Sobre a Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 226 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.
O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.
As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

Histórico
O projeto de elaboração e implantação da Biblioteca Digital do Senado Federal nasceu a partir da Portaria do Diretor-Geral nº 115, de 16/maio/2006, que designou um grupo de trabalho, composto por bibliotecários e analistas de sistema da Secretaria Especial de Informática do Senado Federal - PRODASEN, para estudar a implantação de uma biblioteca digital para o Senado Federal.
A primeira versão da BDSF, com um total de 55.823 documentos digitais, foi apresentada ao público na 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal, em 22/novembro/2006.

A versão definitiva da BDSF foi apresentada nacionalmente, no XXII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, ocorrido em Brasília de 8 a 11/julho/2007, e, internacionalmente, durante o World Library and Information Congress: 73rd IFLA General Conference and Council, de 19 a 23/agosto/2007, em Durban, África do Sul.
Desde a sua inauguração, o Senado Federal estabeleceu importantes parcerias com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com vistas à integração da BDSF ao Consórcio BDJur de bibliotecas digitais jurídicas, e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), para o desenvolvimento de estudos do Dspace, software livre usado pela BDSF."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicada após análise do responsável pelo blog.